Saiba o que é Design de Interiores e qual é a importância desse serviço para conseguir um ambiente decorado que confere harmonia e beleza na sua residência ou no seu ambiente de trabalho. Venha conferir!
Com a disponibilidade de ambientes cada vez mais diversificados, um designer, que é o profissional capaz de planejar espaços com estilo e funcionalidade é altamente requisitado para transformar ambientes pessoais, profissionais, públicos ou privados.
Entenda todas as etapas do projeto, as técnicas e demandas do cliente, composição de objetos, iluminação, paisagismo e a execução da obra final.
Criar o ambiente dos sonhos que harmonizam com cada ambiente com criatividade observando as tendências, esse é o trabalho que um designer de interior faz com maestria observando as tendências e adequando-as às demandas dos clientes.
O que é design de interiores?
O Design de Interiores é uma técnica voltada para a criação de espaços funcionais, esteticamente atraentes e adequados às necessidades e preferências dos usuários.
Ele envolve o planejamento, projeto e execução de ambientes internos, como residências, escritórios, lojas, restaurantes, hotéis, espaços públicos e institucionais.
Os designers de interiores, são os profissionais desta técnica, esses profissionais consideram uma variedade de elementos ao criar um espaço, incluindo layout, circulação, iluminação, cores, texturas, materiais, mobiliário, acessórios e detalhes decorativos.
Saiba mais: Trans Costa: Cuidados Que Geram Resultados
Importância do design de interiores na criação de ambientes
O design de interiores pode promover a saúde mental através da criação de espaços de relaxamento, um cantinho aconchegante com uma poltrona confortável e uma boa iluminação pode ser o local perfeito para desfrutar de momentos de tranquilidade e introspecção.
A maneira como nosso ambiente é organizado pode ter um impacto direto em nossa saúde e bem-estar. Um espaço cheio de desordem pode causar estresse e dificultar que se consiga momentos de relaxamento. Por outro lado, um espaço bem organizado pode promover uma sensação de calma e tranquilidade
Além disso, a inclusão de elementos naturais, como plantas e materiais orgânicos, pode trazer uma sensação de conexão com a natureza, o que pode ser extremamente benéfico para a saúde mental.
Principais estilos de design de interiores
A concepção de um projeto envolve várias condicionantes, uma delas, é bastante relevante que é o estilo de arquitetura de interiores que melhor adequou ao cliente, seja pela estética, seja pela funcionalidade.
O desafio de projetar impõe ao arquiteto conhecer os estilos arquitetônicos e as tendências de decoração. Dessa forma, ele poderá identificar o estilo que encantará o cliente, além de fazer as adaptações necessárias à realidade do projeto. E esse é um entendimento indispensável aos designers.
Minimalista
O estilo minimalista surgiu nos Estados Unidos, na década de 60. No início, ele estava relacionado com a arte e com a arquitetura, pregando o uso de linhas simples e retas, com cores sóbrias e neutras.
O estilo minimalista é uma tendência que busca deixar os ambientes menos poluídos visualmente, eliminando excessos de cores, texturas ou móveis. Isso, além de tornar o cômodo mais leve e aconchegante, ainda facilita na sua limpeza diária, o que faz com que cada vez mais pessoas desejem ter uma casa no estilo minimalista.
Industrial
Uma das principais tendências de design de interiores em todo o mundo é o estilo de casa industrial, esse estilo causou um impacto na hospitalidade e no varejo, e agora está se movendo mais amplamente no setor residencial.
O estilo industrial é empurrado para diferentes direções, com alguns designers e proprietários de imóveis optando por justaposição de materiais de luxo e móveis aconchegantes para um contraste rústico, acessórios e detalhes como puxadores alças e ferragens em um visual industrial para móveis simples ou fixações ou alternativamente, para usá-lo como uma base dentro de um cenário minimalista.
Materiais associados com aplicações comerciais, como chapas metálicas, concreto e aço, são cada vez mais utilizados na casa, seja na fachada do prédio ou simplesmente em móveis e acessórios ou até são falsificados com papel de parede idêntico. Os fabricantes brincam com as formas, oferecendo designs contemporâneos.
Escandinavo
Criado no século XX, o design escandinavo é caracterizado pela funcionalidade, simplicidade e minimalismo. O estilo, proveniente dos países nórdicos, preza por uma paleta de cores neutras, principalmente o branco e tons de cinza e bege, e pela iluminação natural dos espaços.
A madeira clara também é muito utilizada nesse tipo de decoração, como em pés de móveis, pisos e outros objetos, dando um toque moderno e, ao mesmo tempo, clássico ao espaço. Geralmente, os móveis apresentam linhas retas e formas simples.
Moderno e Contemporâneo
Por mais que ambos tenham influências em comum, e possam até aparecer juntos em certos projetos, cada um possui características próprias e representa uma vertente específica.
Para esclarecer as diferenças entre estilo moderno e contemporâneo, apresentamos algumas dicas para aproveitar o melhor deles.
Para começar, o estilo moderno está diretamente relacionado ao movimento modernista. Trata-se de uma revolução na cultura que marcou o século XX e que influenciou diversas áreas. Sua principal característica é a simplicidade e a usabilidade, que são mais relevantes e dão base à estética.
No moderno prioriza-se estilos minimalistas, os elementos simples, cores mais básicas, linhas limpas, espaços organizados e com funções bem definidas. Já no contemporâneo é o pós-moderno, sua base tem elementos do movimento modernista, porém, somados aos novos paradigmas do mundo atual.
O simples ainda é importante, mas as linhas retas podem ser somadas aos padrões sinuosos, as cores primárias podem ganhar elementos mais coloridos, a praticidade pode ser complementada com mais acessórios, é um movimento com mais liberdade de escolhas e de mistura de estilos.
Rústico e Boho
O estilo rústico é cômodo, casual e resgata o contato com a natureza em uma maneira de viver mais simples, leve e descomplicada. Possui um aspecto antigo, campestre, onde o passado é evidenciado e as imperfeições são vistas como belas, pois contam uma história.
O termo boho deriva da expressão “bohemian chic”. Portanto, está relacionado ao estilo de vida nômade e cigano, que prioriza a liberdade, a conexão com a arte e a vida fora dos padrões culturais.
Trazendo para o universo da decoração, a estética boho chic une referências orientais, hippies, folk e, até mesmo, punk, explorando também os estilos vintage, country e romântico. Nota-se que é bem diverso, pois a criatividade e versatilidade se destacam.
Leia também: Blog Trans Costa: dicas e segredos para uma mudança perfeita
Dicas para começar com o design de interiores
Para começar no design de interiores, você precisa desenvolver um estilo único e notadamente reconhecível, isso é fundamental para se destacar e fazer boas escolhas por mobiliários assinados por designers reconhecidos e que agregam valor e personalidade aos itens.
Adquira conhecimento sobre design de interiores, história da arte, teoria da cor, ergonomia, materiais e técnicas de construção.
É preciso ter senso estético, por isso precisa pesquisar e consumir referências é importante para desenvolver o seu senso estético. Construa um portfólio conquistador, conheça o público-alvo com o qual deseja trabalhar, isso é importante para direcionar as ações.
Considere a escala, textura e posição dos móveis e acessórios para alcançar o equilíbrio. Deixe a luz do sol entrar pelas janelas grandes ou aproveite ao máximo as menores, deixando-as abertas durante o dia.
Equilibrar os espaços considerando a escala, textura e posição dos móveis os acessórios para alcançar o equilíbrio tornando os ambientes da casa elegantes e harmoniosos.
Conclusão
Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços.
É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.
O designer é o profissional que planeja e projeta os mais diferentes espaços internos residenciais, comerciais e institucionais, distribuindo os elementos pensando na estética, conforto, saúde e segurança dos usuários e, é claro, na funcionalidade do local.
Com a finalidade de criar espaços internos que sejam estéticos, funcionais, confortáveis, e que atendam às necessidades dos usuários.
O designer de interiores é responsável por analisar os desejos e necessidades dos clientes, elaborar projetos personalizados, selecionar materiais, cores e mobiliário, coordenar a execução dos projetos considerando fatores como iluminação, ergonomia e acústica.
Fundador da Trans Costa, com mais dez anos de experiência no setor de mudanças. Se identifica com a necessidade de um serviço de mudança eficiente e confiável, tendo como base uma liderança visionária com foco na satisfação do cliente. Essa abordagem, fez com que a Trans Costa se destacasse no mercado, ganhando uma reputação sólida pela qualidade de seus serviços.