A restrição de espaço em uma cozinha pequena pode ser amenizada com planejamento e dicas valiosas. Isso pode mudar totalmente o ambiente. Confira as soluções inteligentes e ideias criativas para decorar a sua pequena cozinha e transformá-la do jeito que você sonha, com todos os itens que você precisa e deseja.
O seu apartamento tem uma cozinha pequena? Aqui você encontra ótimas dicas para aproveitar melhor esse espaço que é essencial em casa.
Começando com algumas dicas importantes para você aproveitar bem o espaço, focando na organização da sua cozinha. Se você mora em uma casa ou apartamento compacto, provavelmente convive com uma cozinha pequena. Nesse caso, ela é mais um espaço funcional, que precisa de soluções inteligentes para proporcionar a área necessária para cozinhar e organizar utensílios e alimentos.
Ao pensar de forma criativa sobre como aproveitar ao máximo seu ambiente, você pode tornar até mesmo a menor das cozinhas um espaço agradável para cozinhar e estar.
Confira algumas ideias e soluções para maximizar seu espaço, seja ele um cômodo ou apenas uma parede em um apartamento.
Aproveitem mais os espaços de uma cozinha pequena
Uma cozinha pequena pode ser tão charmosa quanto uma grande. Para isso, basta saber como aproveitar cada milímetro do seu espaço, organizando de forma criativa e funcional, sem necessariamente precisar gastar muito.
Quando se pensa na disposição dos móveis, não há como desconsiderar o trio “fogão, geladeira e pia” e a maneira funcional como eles podem ser organizados em uma cozinha pequena e planejada.
As opções para incluí-los no projeto passam inevitavelmente pela “compensação” dos espaços, utilizando, por exemplo, uma bancada para cozinha pequena, armários menores, frigobar, balcão americano, pia de cozinha pequena ou até mesmo um cooktop.
Escolha de móveis sob medida

Apostar em móveis funcionais sob medida é uma boa alternativa para começar o projeto, mas existem outros fatores indispensáveis a serem considerados na hora de montar uma cozinha completa, como sua rotina e até mesmo a quantidade de utensílios que você tem.
Além de considerar tudo isso, é preciso caprichar na decoração da cozinha pequena para garantir um ambiente agradável para cozinhar e até para reunir a família durante refeições rápidas. Os utensílios como mesa, pia, armários, tudo isso precisa ser escolhido com muito cuidado.
Decorar uma cozinha pequena é otimizar os espaços, tornando-a um lugar mais gostoso e funcional.
Uso de prateleiras e nichos
Os nichos e prateleiras para cozinha são ótimas alternativas para cozinhas pequenas. Os tamanhos, as cores, os materiais e os modelos podem ser usados para substituir armários e dar um ar mais moderno à decoração da cozinha.
Nichos e prateleiras são ótimos organizadores para cozinhas com pouco espaço e geralmente são os mais procurados, pois ajudam a organizar utensílios como copos, potes de mantimentos, adegas, objetos decorativos, eletrodomésticos, entre outros.
Divisores de gavetas
Uma das maneiras mais rápidas de transformar sua cozinha pequena e desorganizada em um ambiente mais organizado é começar arrumando as gavetas.
Não quer mais perder um guardanapo na parte de trás da gaveta ou cortar o dedo em um cortador de pizza enquanto procura a espátula? Então, escolha os organizadores para cozinha com cuidado, evitando os modelos com design muito moderno e diferente, como os nichos para cozinha redondos, que, apesar de lindos, não são práticos e são mais usados como nichos decorativos.
Opte por divisórias mais simples e que tenham espaços adequados aos utensílios que serão guardados.
Eletrodomésticos compactos
Montar uma cozinha em um espaço pequeno exige aceitar limitações e optar por modelos compactos de eletrodomésticos que otimizem o uso do ambiente. Se o espaço é pequeno, em vez de tentar encaixar uma geladeira grande, de duas portas, escolha um refrigerador simples, de até 375 litros.
Outra boa dica é apostar em um cooktop, ideal para quem faz pouca comida. O cooktop por indução é um ótimo aliado, seguro e adequado para preparos simples. Ele vem com oito níveis de potência, podendo atingir até 240°C. Sua portabilidade permite que seja colocado sobre a bancada.
Ideias de decoração para cozinhas pequenas

Normalmente, as bancadas com cubas e fogões têm de 60 a 65 cm de profundidade. Mas, em áreas que funcionam apenas como apoio, use bancadas mais estreitas. Dessa forma, os gabinetes podem ser menos profundos, liberando espaço para circulação e aumentando a sensação de amplitude.
Outra sugestão é usar armários e utensílios na cor branca. Essa é uma boa estratégia para dar a sensação de amplitude no espaço, potencializada pela iluminação e objetos que refletem a cor.
Mas você não precisa deixar o espaço sem graça. Invista em pequenos detalhes coloridos, como copos, toalhas, aventais, guardanapos e xícaras, que trazem dinâmica e movimento para o ambiente.
Núcleos claros e iluminação estratégica
Cada vez mais, imóveis como apartamentos e casas comuns, e até mesmo casas geminadas, onde os espaços são menores, têm adotado a decoração com cores claras.
Uma boa dica para dar uma sensação de amplitude é apostar em uma decoração que trabalhe o conceito de integração, trazendo leveza aos ambientes. Prefira tons mais claros, pois as cores claras refletem a luminosidade e dão mais amplitude ao ambiente.
As cores claras trazem mais luminosidade e refletem a luz, criando a sensação de ampliação do cômodo. Outra dica é optar por espelhos grandes em locais estratégicos do cômodo. Isso trará uma sensação ampliada de espaço.
Leia mais: Dicas para montar uma cozinha planejada prática, estilosa e cheia de vantagens
Elementos decorativos funcionais
Decorar cozinhas pequenas requer criatividade e eficiência para aproveitar ao máximo cada centímetro disponível, utilizando cada cantinho de forma eficiente.
Uma das principais dicas para a sensação de ampliação do espaço é optar por uma paleta de cores claras, como branco, bege ou tons pastéis, que proporcionam amplitude visual no ambiente.
Armários aéreos até o teto são uma excelente escolha para maximizar o armazenamento vertical sem ocupar área de piso adicional. Usar e abusar das paredes é uma solução bastante prática em cozinhas pequenas.
Os móveis como a pia, a bancada, a geladeira e o fogão já ocupam a área inferior, mas as prateleiras nas paredes e carrinhos encaixados são itens decorativos que podem ser colocados em vãos livres, ajudando a liberar espaço e organizar talheres e temperos.
Conclusão
Uma cozinha pequena pode parecer difícil de resolver, mas você pode transformá-la em um espaço harmônico e funcional com pequenas ações que ajudam a maximizar o espaço disponível.
A organização é outro fator chave. As prateleiras são soluções de armazenamento vertical que otimizam o espaço e também contribuem para uma decoração funcional.
Lembre-se de que uma cozinha pequena pode ser cheia de estilo. Priorize a escolha de móveis e acessórios de qualidade, pois eles devem ser duráveis e adequados ao seu espaço.
Com estas dicas, sua jornada na preparação das refeições em sua cozinha pequena se tornará mais prazerosa, com um ambiente que atenda às suas necessidades diárias com beleza e praticidade.

Fundador da Trans Costa, com mais dez anos de experiência no setor de mudanças. Se identifica com a necessidade de um serviço de mudança eficiente e confiável, tendo como base uma liderança visionária com foco na satisfação do cliente. Essa abordagem, fez com que a Trans Costa se destacasse no mercado, ganhando uma reputação sólida pela qualidade de seus serviços.