Atendimento

(11) 2983-0707

Whatsapp

(11) 4112-1286

Envie um E-mail

transcosta@transcosta.com.br

Conheça os melhores e mais versáteis estilos de decoração para casas e ambientes

Transformar sua casa em um lar começa com a escolha do estilo de decoração que reflita sua personalidade. Estilos como Clássico, Minimalista, Escandinavo, Industrial, Rústico e Boho oferecem opções que combinam estética, funcionalidade e conforto. 

Uma casa para você chamar de sua precisa ter um estilo de decoração que se identifique com você. A casa e os objetos de decoração, a escolha das cores, além de todo um design planejado, os estilos precisam contar com identidade e personalidade, afinal, para se ter um lar harmonioso e aconchegante é necessário muito mais do que objetos bonitos, apesar deles funcionarem como um bom complemento.

Cada elemento contribui direta ou indiretamente na composição da sua casa, por isso, na hora de escolher qual o estilo de cada ambiente, é preciso levar em consideração um conjunto de fatores, uma lista daquilo que você deseja inserir.

Os estilos de decoração na arquitetura de interiores passam por variados estilos de decoração,  são elas a decoração Clássica,  Contemporânea, Minimalista, Escandinava, Industrial. Rústica e também a decoração Boho.

Elementos essenciais nos estilos de decoração para cada ambiente

Encontrar o tema do tão sonhado estilo de decoração pode ser um desafio para muitas pessoas. Ao mesmo tempo, é um exercício importante para descobrir o que realmente agrada e, com base nisso, repaginar o visual da casa com elementos que tenham a cara dos donos.

Além da madeira, tecidos como o linho e o algodão, trazem a tão sonhada sensação de frescor e aconchego aos ambientes. Abuse também das peças que levam fibras naturais na estrutura, pois são excelentes alternativas para incluir elementos naturais na decoração.

Iluminação correta

A iluminação é um dos elementos mais importantes na criação de ambientes acolhedores, funcionais e estéticamente agradáveis em uma casa. Além de proporcionar luz para realizarmos nossas atividades diárias, ela também influencia diretamente nosso humor, produtividade e bem-estar. 

A importância de uma boa iluminação para os diferentes espaços de uma casa, inclui os tipos de iluminação existentes, como escolher a lâmpada certa e qual o tipo de iluminação ideal para cada ambiente, incluindo a diferença entre luz quente e fria.

Escolha das cores

Na hora de escolher as cores para a decoração da sua casa, você precisa considerar o tipo de ambiente que você deseja e como você vai se sentir ao entrar nesse cômodo. Decida também quantas cores vai usar antes de escolher os tons. 

É preciso considerar o tamanho do espaço, pois os espaços pequenos tendem a passar a sensação de serem ainda menores as cores vibrantes ou escuras, então, em espaços pequenos, você pode usar tons neutros nas paredes e cores mais fortes em móveis e acessórios. Para escolher as cores pense no estado de espírito que você quer transmitir, como relaxamento, romantismo ou drama.  

Objetos decorativos funcionais

Tipos de decoração de festa

Para escolher objetos decorativos que combinem com a decoração e que sejam funcionais. Você pode considerar especificações como o tamanho, cores e o tipo do material que o objeto é feito. 

Procure encontrar equilíbrio nos tamanhos e nas cores dos objetos para criar uma composição harmoniosa. Escolha um objeto que se destaque, e que chame a atenção, como uma mesa de centro, um móvel ou um quadro, e combine os demais itens a partir dele. 

Considere a proporcionalidade dos objetos em relação ao espaço disponível. Pense no cômodo em que o objeto será inserido, pois alguns materiais podem ser danificados em ambientes úmidos. 

Uma boa dica é escolher objetos que sejam funcionais e que tenham vínculo afetivo para deixar o ambiente mais personalizado e acolhedor. 

Você vai gostar: Design de Interiores: Como Transformar seu Espaço, Criatividade e Dicas

Afinal, por que investir em decoração?

Investir em decoração pode trazer vários benefícios, como bem-estar e qualidade de vida, pois a  decoração pode influenciar as pessoas de forma positiva ou negativa mesmo que de forma inconsciente. 

A escolha de cores, texturas, formas e posicionamento dos móveis pode criar ambientes aconchegantes, harmoniosos e produtivos. Uma decoração bem planejada pode facilitar a rotina diária, evitando que se perca tempo procurando itens. 

A decoração pode refletir momentos que permitam a expressão de personalidade. É possível utilizar fotografias, lembranças de viagens, móveis que fazem parte da história da família, entre outros. 

Um ambiente bem decorado pode proporcionar às pessoas conforto e tornar-se um lar por se identificarem com o ambiente, e  podem fazer com que as pessoas queiram passar mais tempo em casa. 

Estilos de decoração mais cobiçados

Os estilos de decoração podem ser entendidos como conjuntos de elementos visuais que determinam a escolha de uma paleta de cores, tipos de mobiliários e até mesmo elementos estruturais de determinado ambiente.

No momento de compor a decoração do seu lar ou ambiente de trabalho é fundamental definir o estilo de decoração que será aplicado aos ambientes. Essa escolha pode ser orientada através da observação das preferências e personalidade de quem irá usar o ambiente. 

Decoração minimalista

Este estilo se caracteriza pela visão do menos é mais, e por isso são escolhidos poucos, mas fundamentais elementos para a composição dos espaços. A ideia é que sejam usados apenas itens necessários, que os ambientes tenham aparência ampliada e permaneçam sempre funcionais.

Decoração industrial

O estilo industrial é inspirado em fábricas antigas, sendo um estilo que marcou Nova York durante os anos 1960. A ideia desse estilo é criar uma estética relacionada a armazéns ou galpões, por isso, utiliza um pé direito mais alto e materiais como concreto, madeira, metais e estruturas expostas. 

Possui como marcas registradas o uso de cimento queimado como revestimento, uma iluminação por meio de conduítes, lâmpadas ou luminárias com filamentos expostos em cobre ou alumínio. Seu mobiliário é composto por uma mistura de elementos que vão desde a madeira rústica até peças em ferro envelhecido. Como itens decorativos temos quadros com desenhos abstratos além de objetos geométricos.

Estilo escandinavo

O estilo escandinavo tem origem na arquitetura e no design dos países do Norte da Europa, como a Suécia, Noruega e Dinamarca. A decoração escandinava é uma forma de compensar a pouca incidência de luz nos países com invernos rigorosos e noites longas. 

O estilo escandinavo é marcado por um design minimalista, mas bem funcional e conectado com a natureza. 

É caracterizado por cores neutras, como branco, cinza,  bege com linhas retas, materiais naturais, como madeiras e plantas e valorização da luz natural. Os ambientes possuem poucos móveis, adornos sóbrios e naturais.

É utilizado janelas grandes para permitir a entrada de luz natural. Se você pretende usar uma decoração escandinava opte por cortinas leves e translúcidas para suavizar a luz, posicionar espelhos estrategicamente para refletir a luz natural, escolha mobiliários e elementos decorativos simples, use prateleiras e armários abertos, incorpore tecidos de mantas que imitam pele de carneiro ou com estampas étnicas e de tons pastel.  

Decoração boho

Estilo de decoração contemporânea

O estilo de decoração boho, também conhecido como Bohemian Chic ou boêmio, é uma tendência que se caracteriza por ser descontraído, criativo e acolhedor. Ele se destaca pela mistura de influências étnicas, orientais, hippies, punk, românticas, country e vintage. 

São características do estilo boho as cores vibrantes, texturas variadas, uso de materiais naturais como madeira, palha e tecidos macios, para  priorizar à entrada de luz natural, o uso de lâmpadas com temperatura de cor quente e a valorização de itens vintage, como mandalas, livros, quadros e câmeras antigas.  

Estilo clássico

Se deseja imprimir no seu ambiente de trabalho ou moradia características como sofisticação, elegância e beleza, um estilo que está sempre na moda no mundo da decoração é aplicado do estilo clássico, caracterizado pela utilização de móveis robustos, tecidos de alta qualidade e materiais que agregam primor, requinte e classe ao ambiente.

O estilo clássico necessita de ambientes amplos, com tetos, rodapés e paredes trabalhadas com muitas ornamentações. Assim, é possível transmitir ao espaço toda a imponência em que o estilo pede, esse estilo se baseia nos antigos palácios europeus, a decoração é marcada pela robustez dos móveis e tecidos vistosos como o veludo. As madeiras, geralmente em tons escuros e médios, com linhas curvas e elegantes. O estilo clássico também se destaca pelo uso de acessórios metálicos em bronze e dourado.

Decoração rústica

A decoração rústica é informal, acolhedora e com ares de casa de campo, é sinônimo de conforto. Os elementos naturais ganham evidência, bem como os móveis sólidos com acabamento mais simples. 

O estilo rústico é cômodo, casual e resgata o contato com a natureza em uma maneira de viver mais simples, leve e descomplicada. 

Possui um aspecto antigo, campestre, onde o passado é evidenciado e as imperfeições são vistas como belas, pois contam uma história.

Conclusão

Os estilos de decoração, caracterizam uma tendência, por isso podem ser empregados em distintos ambientes e são fundamentais para orientar as composições de um projeto de decoração de interiores. 

Entender as características específicas dos tipos de decoração auxilia nas escolhas, em um projeto de reformas ou na decoração de uma nova casa. 

O entendimento a respeito dos estilos de decoração são muito populares, e abordam aspectos principais de orientações básicas que podem ser empregadas em projetos de interiores nos mais variados ambientes conferindo elegância sem perder a funcionalidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *